Barreiras acústicas

cidaut

Testes de desempenho de barreiras acústicas em Cidaut (Valladolid – Espanha)

Entende-se por barreiras acústicas qualquer obstáculo à propagação do som entre uma fonte e um receptor.

As barreiras acústicas são elementos físicos instalados nas proximidades das fontes de ruído (rodovia, ferrovia, indústria e equipamentos) ou dos receptores (edificações, postos de trabalho) com o objetivo de proteger aos usuários, moradores ou população em geral do ruído gerado por elas.

Uma barreira acústica atenua a propagação do som através dela por suas propriedades de isolamento acústico mais não pode evitar que som se propague por cima dela o por seus laterais pelo fenômeno da difração, assim um parâmetro básico de seu dimensionamento é a altura. Alem disso, as barreiras podem ser elementos acusticamente refletivos de forma que protejam os receptores localizados atrás dela é prejudicando os que se encontram na frente. Por consta disso devem ser consideradas as propriedades de absorção acústica da barreira.

TIPOLOGIAS DE BARREIRAS ACÚSTICAS

Existem no mercado inúmeras tipologias de barreiras acústicas, sendo as mais destacadas:

barreira_concreto

Barreiras de concreto

Barreiras acústicas de concreto:

São das mais utilizadas por seu baixo custo e estabilidade estrutural. Possuem um grau de absorção acústica limitada e sua principal desvantagem é seu elevado peso.

 

Barreiras acústicas metálicas

barreira_metalica

Barreiras acústicas metálicas

Podem ser de aço ou de alumínio e são utilizadas nos locais onde o peso é determinante (viadutos, passos elevados, grandes alturas). Geralmente são compostas de duas camadas finas, uma delas perfurada formando um painel que acostuma ser preenchido de material absorvente.

Barreira transparente

Barreira transparente

 

 

Barreiras acústicas transparentes de policarbonato ou vidro

Seu principal benefício é que permitem o passo da luz facilitando a sua integra ção na paisagem. Porem a transparência pode supor um perigo para os animais, especialmente as aves que podem impactar contra elas. Na possui características absorventes.

Barreiras acústicas de madeira e de elementos reciclados

É outro tipo de barreiras acústicas que se integram bem na paisagem e podem ter vantagens meio ambientais, porem podem ter menor desempenho acústico e resistência estrutural e seu preço e mais elevado.

barreira_madeira

Barreira de madeira

Barreiras acústicas naturais

barreira_vegetal

Barreiras acústicas vegetais

São formadas por terra e plantas. Seu principal inconveniente é que geralmente

ocupam um grande espaço que não sempre esta disponível. Integram-se muito bem com a paisagem em meios rurais.

Existe a possibilidade de combinar barreiras artificiais com elementos naturais como plantas para reduzir seu impacto visual sobre a paisagem porem este tipo de barreiras precisa de uma maior manutenção para conservar um aspecto adequado.

Implantação das barreiras acústicas

No processo de implantação das barreiras acústicas são necessárias três etapas fundamentais:

Projeto

simulaçao_barreiras

Simulação acústica do desempenho de barreiras: Níveis sonoros no entorno da rodovias sem barreiras (esquerda) e com barreiras (direita).

Deve-se definir de forma adequada a localização, altura e materiais da barreira para assegurar a atenuação do som esperada. O dimensionamento deve ser realizado mediante técnicas de calculo adequadas. Com o estudo acústico mediante simulações acústicas pode-se conhecer, antes da instalação, o desempenho acústico da barreira de forma que poderemos dimensiona-lha adequadamente ao grau de proteção requerido evitando custosos sobredimensionamentos ou implantações que não atingem o desempenho esperado.

Alem do projeto acústico é importante considerar o adequado dimensionamento estrutural, o atendimento dos requisitos de segurança, assim como os condicionantes paisagísticos, urbanísticos e meio ambientais.

Instalação

Primeiramente, através de um controle do recebimento dos produtos, devemos nos assegurar que elementos envolvidos para a  barreira acústica atendam os requisitos de isolamento e absorção acústica, assim como os estruturais definidos no projeto.

Instalação de barreiras

Instalação de barreiras acústicasojeto.

Posteriormente se verificara que a barreira é instalada na localização exata para qual foi realizado o estudo acústico, já que uma pequena alteração da localização pode gerar grandes perdas de desempenho acústico sobre o esperado. Finalmente, devemos controlar que a barreira é instalada conforme as especificações do projeto, minimizando as frestas entre os elementos que compõem a barreira acústica assim como entre a barreira e o solo.

Avaliação do desempenho acústico

Depois da instalação da barreira e recomendável verificar o atendimento da atenuação pretendida. Esta avaliação pode ser feita através de medições acústicas do nível de pressão sonora nos receptores a serem protegidos ou mediante medições das perdas por inserção da barreira.

avaliaçao_desempenho_barreiras

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>